Para manter o cabelo cacheado bonito e bem cuidado é importante conhecer e entender os diferentes tipos de cachos.
Isso porque cada estrutura necessita de atenção específica, permitindo a nutrição adequada para o aspecto saudável e natural.
Você conhece o seu tipo de cacho? Caso ainda tenha dúvidas, vamos te ajudar, pois reunimos dicas, fotos, entre outras informações relevantes para você deixar seu cabelo poderoso e com curvas delineadas para surpreender.
Quer saber mais? Então continue lendo esse post e saiba tudo sobre os diferentes tipos de cachos!
Tipos de Cachos
Cada vez mais as mulheres estão assumindo os cabelos naturais e os cachos, permitindo um estilo mais autêntico e poderoso.
Contudo, cuidar dos cabelos cacheados nem sempre é tão fácil, uma vez que é preciso identificar as necessidades dos fios, a fim de mantê-los bonitos, saudáveis, com movimento e leveza naturais.
E para isso é necessário conhecer os diferentes tipos de cachos, permitindo que você entenda as melhores formas de hidratação e nutrição, criando uma rotina de cuidados corretos, além da utilização de produtos adequados.
As curvaturas dos cachos vão de 2A até 4C, sendo o 2A, ondulado aberto com raiz a lisa e 4C, com a estrutura totalmente crespa.
Saiba mais sobre cada curvatura e como cuidar corretamente dos cachos!
Tipos de Cachos: Curvatura dos Cabelos Cacheados
Os cabelos cacheados são divididos entre três tipos de curvaturas que são separadas entre os números 2, 3 e 4, onde cada um determina a estrutura e necessidades naturais dos fios.
E, além desses números, também há letras (A, B e C) que diferenciam cada uma curvatura dentro das divisões, como veremos a seguir.
As divisões de curvatura são:
- 2A, B e C – Ondulados;
- 3A, B e C – Cacheados;
- 4A, B, C – Crespos.
O número dois é aplicado aos fios com a raiz lisa e comprimento levemente ondulado, onde a intensidade da curvatura vai aumentando conforme a letra, onde o A representa o ondulado mais aberto e C o mais fechado.
Já o número três representa as madeixas cacheadas, onde cada letra também interfere na curvatura do cacho, onde o A é o cacho aberto com o fio mais pesado e C representa os cachos com estrutura mais fechada e definida.
E por fim, o cabelo com curvatura número quatro que representa os cabelos crespos, também alterando a intensidade da curvatura conforme a alteração das letras A, B ou C.
Para entender melhor veja o quadro abaixo!
Tipos de Cachos 2A, B e C
Os cachos tipo 2, são mais conhecidos como cabelos ondulados, pois geralmente apresentam a raiz lisa, com ondas e curvas leves no comprimento.
Esse tipo de cabelo possui a característica de ser mais oleoso próximo ao couro cabeludo, contudo pode apresentar ressecamento e frizz nas pontas.
Para isso é importante manter uma rotina com hidratações que irão reduzir o ressecamento, sem pesar o couro cabeludo.
Saiba mais sobre os cachos 2A, B e C!
Cacho 2A
O cacho 2A está entre o liso e ondulado, o que mantém a característica de fios mais finos, com pouco volume e leve movimento no comprimento e pontas.
Cabelos com essa característica possuem mais oleosidade na raiz, contudo ela é transferida facilmente até as pontas, mantendo os nutrientes e brilho natural com mais eficiência.
Mas, isso não deve desconsiderar a manutenção dos cuidados como por exemplo, a hidratação com ingredientes naturais, além do uso de produtos específicos.
Uma boa dica para valorizar essa curvatura é fazer cortes em camadas ou repicado, aumentando a leveza dos fios, o que permitirá mais movimento, suavidade e estilo jovial.
Cacho 2B
O cabelo cacheado 2B tem a estrutura muito parecida com a descrita anteriormente, contudo o cacho é um pouco mais delineado, deixando o efeito de ondas mais intensas e marcantes sem encaracolar.
Cabelos com essa característica tendem a ter um pouco mais de volume, principalmente no comprimento, deixando um toque muito moderno e sofisticado.
Contudo, a atenção deve ser redobrada em relação ao frizz e pontas ressecadas, uma vez que a nutrição pode não ser distribuída de forma uniforme.
Com isso, inclua uma rotina tratamentos e cuidados com máscaras de hidratação e ingredientes naturais, que irão reparar os fios evitando esses e outros efeitos prejudiciais.
Cacho 2C
Os cachos 2C são os mais delineados dentre os ondulados, porém ainda mantém a estrutura lisa e sedosa, deixando um efeito de movimento e volume moderado tanto no comprimento como nas pontas.
Por ainda estarem no grau de curvatura 2, esse tipo de cacho consegue manter um pouco mais da oleosidade natural no comprimento, contribuindo para o efeito brilhoso e saudável, mas os cuidados sempre são necessários.
E para um bom caimento e aparência de cacho natural, recomenda-se evitar produtos que contenham parafina ou silicone em sua composição, uma vez que eles poderão deixar os fios mais pesados e com aspecto oleoso mais rápido.
Cabelos com essa característica também podem apresentar aparência de ressecamento e pontas duplas com mais facilidade, assim, lembre de manter uma rotina de hidratação, nutrição e reconstrução capilar.
Tipos de Cachos 3A, B e C
Os cabelos cacheados com curvatura do grupo 3, são caracterizados por cachos mais fechados e possuem a estrutura natural um pouco mais ressecada, quando em relação a curvatura anterior.
O volume e movimento desses tipos de cachos também são mais intensos, deixando um visual poderoso, autêntico e cheio de personalidade, porém é necessário tomar alguns cuidados para evitar o ressecamento extremo, frizz e queda, aspectos comuns quando não é dada a devida atenção aos fios. Saiba mais!
Cacho 3A
O cacho 3A possui a característica de ter o fio mais fino, com a definição e curvatura acentuadas em relação aos tipos de cachos 2C.
As mechas são soltas e leves, contudo no day after é possível perceber a estrutura menos sedosa, uma característica dos cabelos cacheados do grupo 3.
Em pessoas com esse tipo de cabelo é possível identificar variações entre 2C e 3A em algumas partes da cabeça, mas isso é normal e ajuda a criar um efeito natural e muito moderno.
Mas é preciso ter atenção, isso devido a sua estrutura curvilínea, pois é possível perceber mais facilmente o ressecamento e opacidade principalmente nas pontas quando não tratadas devidamente, com isso vale a dica de criar e seguir um cronograma capilar que evitará enfraquecimento e quebra.
Fazer umectação é uma boa maneira de manter os cachos tipo 3A definidos por mais tempo, assim, caso busque cachos delineados de maneira prolongada, faça essa técnica.
Cacho 3B
O cacho 3B inspira força, personalidade e empoderamento em qualquer mulher, isso porque ele possui um volume mais acentuado com o espiral um pouco menor e bem definido, deixando caracóis leves, soltos e com movimento incrível.
Esse tipo de cabelo possui maior tendência ao ressecamento em relação aos citados anteriormente, com isso vale intensificar os cuidados principalmente em períodos mais úmidos e frios, onde o frizz ganha ênfase.
Para evitar esse efeito é importante seguir uma rotina de tratamentos com destaque para a nutrição, que poderá ser feita com óleos vegetais e produtos próprios, ajudando na reposição de lipídeos e falta de oleosidade.
E para os cachos 3B, a umectação e fitagem também são muito bem-vindas, pois contribuirão para a perfeita definição e acabamento!
E caso haja grande percepção de ressecamento nas pontas, lembre-se de regularmente fazer cortes que manterão o comprimento e saúde dos fios.
Cacho 3C
Os cachos 3C são caracterizados por serem bem fechadinhos e próximos um dos outros, deixando um efeito com bastante volume e aparência mais opaca.
Cabelos com esse aspecto também são leves e finos, isso porque a oleosidade natural não é transportada pelo comprimento, evitando que a nutrição e reposição da fibra capilar chegue em todo o comprimento.
Assim, como dito anteriormente nas outras curvaturas do cacho, vale a dica de usar óleos vegetais, produtos específicos, cremes para pentear e fazer fitagem, promovendo assim, cacheados mais delineados e duradouros, mesmo no day after.
Tipos de Cachos 4A, B e C
Os cachos com curvatura 4 são os famosos crespos, que naturalmente são mais ressecados em toda a sua estrutura, uma vez que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo não chega de forma satisfatório em todo comprimento.
Isso promove o efeito mais opaco e cachos pouco definido ou formato “z” no acabamento, contudo tem um volume muito bonito e poderoso, que demonstra originalidade, empoderamento e valorização da beleza natural.
Cacho 4A
O cabelo 4A tem os cachos bem pequenos e juntinhos em todo o comprimento, desde o couro cabeludo até as pontas.
Esse tipo de cabelo tem um volume natural mais intenso e menos definição no day after, contudo permite um estilo autêntico e de valorização pessoal.
Devido a sua estrutura, como dito anteriormente a oleosidade natural não é transferida por todo o comprimento, fazendo com que sejam necessários alguns cuidados para evitar o enfraquecimento, opacidade extrema e queda.
Assim, para que isso não ocorra é importante investir na nutrição e reconstrução capilar, que terão o papel de devolver os nutrientes, vitaminas e massa perdida ao longo do tempo.
Cacho 4B
Os cabelos com cachos 4B são bem fininhos, o que permite um volume mais acentuado e estrutura bem delicada, com a curvatura quase sem definição.
Esse tipo de cabelo requer vários cuidados para que se mantenham fortes e saudáveis, isso porque como dito anteriormente, a nutrição e lipídeos não são distribuídos de forma eficaz, causando enfraquecimento principalmente nas pontas.
Com isso, faça um cronograma capilar e utilize produtos com formulações que evitem o ressecamento, auxiliando na manutenção da hidratação, resultando em cabelos macios e mais brilhosos.
Cacho 4C
Os cabelos 4C são bem crespos e em geral, não apresentam definição de cachos em sua estrutura.
Os fios também são mais finos, leves e possuem o volume mais evidente, deixando o visual forte, ousado e cheio de personalidade.
Contudo, os cuidados devem ser um ponto de atenção, isso porque como citado anteriormente, o cabelo crespo perde mais rapidamente os nutrientes e vitaminas.
Dessa forma, faz-se necessário constantes cuidados como hidratação e nutrição com óleos vegetais, que irão repor os elementos perdidos, dando saúde e força aos fios, principalmente os com a curvatura 4C que tanto precisam dessa atenção.
E para valorizar esse tipo de cabelo, utilize o pente garfo e crie penteados que permitam altura e estilos, estimulando a beleza natural.
Como Cuidar dos Cachos?
Para cuidar dos cachos adequadamente, o primeiro passo é escolher produtos corretos que evitem o ressecamento e promovam a recuperação dos danos ocorridos no dia a dia, como exposição a temperaturas extremas, umidade, entre outros fatores que podem prejudicar.
Assim, veja algumas dicas que irão permitir ótimos resultados, como cabelos cacheados mais bonitos e saudáveis por longos períodos.
Utilize técnicas low ou no poo
Há alguns anos o mercado de cosméticos para cabelos estão investindo em opções que causem menos danos aos fios durante a utilização dos produtos, mantendo assim, a proteção natural.
E isso é vastamente aplicado nos produtos para cabelos cacheados, uma vez que como realçado anteriormente no texto, eles são mais sensíveis e perdem mais rápido a hidratação e nutrição, causando danos severos.
Assim, invista em produtos e shampoos que sejam no poo ou low poo, ou seja, que não contenham ingredientes como sulfatos, parabenos, petrolatos e parafinas na composição.
Isso evitará o ressecamento a curto, médio e longo prazo, além de auxiliar na produção e distribuição do sebo natural, melhorando a nutrição, hidratação e aspecto saudável dos cabelos.
Evite lavar o cabelo cacheado todos os dias
Mesmo utilizando shampoos sem sulfato ou ingredientes prejudiciais aos cachos é importante manter um espaço de tempo entre as lavagens.
Isso porque como já dito, os cabelos crespos e cacheados possuem menos oleosidade e ao lavar todos os dias, essa produção benéfica que já é escassa, fica ainda mais prejudicada.
Com isso, procure lavar de 2 a 3 vezes por semana e nunca com água quente.
Prefira sempre água em temperatura fria ou morna, uma vez que isso também reduzirá os danos de ressecamento e agressão aos fios.
Crie uma rotina de cuidados
Os cuidados são fundamentais em todos os tipos de cachos, por isso não descuide e invista no cronograma capilar.
Esses cuidados irão agir em todas as etapas no tratamento, a fim de reparar os danos, mantendo a água, vitaminas e lipídeos tão importantes para que os fios mantenham-se fortes e saudáveis.
Corte as pontas dos cabelos regularmente
Mesmo quem busca por cabelos longos, a cada determinado período de tempo deve realizar um corte nas pontas que ajudará na revitalização dos fios e crescimento saudável.
Com isso, pelo menos a cada 3 meses faça um corte nas pontas retirando as possíveis partes que possam conter ressecamento e pontas duplas.
Dois aspectos muito prejudiciais para a saúde de todo o restante do comprimento do cabelo.
Utilize produtos próprios para o seu tipo de cabelo
Ao escolher o shampoo, condicionador, creme de pentear e máscara de hidratação, sempre preze por aqueles que sejam próprios para o seu tipo de cabelo.
Isso ajudará a conquistar resultados mais positivos, uma vez que esses produtos terão em sua formulação ingredientes próprios para o tipo de cabelo, bem como para a curvatura, e também promoverão maior definição e melhor acabamento.
Dessa forma, atente-se ao rótulo e se possível, identifique a especificação para o tipo de cacho, deixando assim, o acabamento mais leve e ideal à sua necessidade.
Ao seguir essas recomendações, com certeza seus cabelos cacheados ficarão mais fortes, bonitos e saudáveis por muito tempo.
Gostou das nossas dicas e informações sobre os tipos de cachos? Então deixe seu comentário e conte-nos!